Cartas de Iwo Jima
Guerra
Cartas de Iwo Jima (2006) foi feito junto com “A Conquista da Honra”, pelo diretor Clint Eastwood, sobre a mesma batalha de Iwo Jima, porém sob pontos de vistas diferentes.
O filme “A Conquista da Honra” conta a visão americana da batalha de Iwo Jima. Já “Cartas de Iwo Jima” conta a mesma batalha pela ótica dos japoneses.
Baseado num livro de fotos e cartas do verdadeiro General Tadamichi Kuribayashi, a história começa na preparação das tropas japonesas ao eminente ataque americano à Iwo Jima. Em junho de 1944, Tadamichi Kuribayashi (Ken Watanabe), o tenente-general do exército japonês, chega na ilha de Iwo Jima. Hábil estrategista, Kuribayashi conhecia o exército ocidental e sua capacidade tecnológica por ter estudado nos Estados Unidos. Ele fica responsável por Iwo Jima e supervisiona a construção de uma fortaleza subterrânea com inúmeros túneis para enfrentar as tropas americanas, que começam a desembarcar na ilha em 19 de fevereiro de 1945. Com poucas chances de saírem vivos, os japoneses escrevem várias cartas que reunidas dão uma visão do lado japonês do conflito.