Tai Pan – James Clavell
Esse livro teve uma profunda influência na minha vida. Não foi o primeiro livro que li, mas foi o primeiro que me marcou e me abriu para o mundo da leitura e cultura oriental.
Foi uma conquista em família – Eu explico – Todos na minha família adoram ler. Quando adolescente, frequentemente ficávamos todos – meus pais, meu irmão e eu na varanda da casa da praia, cada um absorto na sua leitura.
Meu pai leu primeiro livro e as vezes dava risada no silêncio da varanda, ou interrompia nossa leitura para ler em voz alta um trecho interessante. Minha mãe , empolgada, leu o livro na sequência e ambos ficavam comentado detalhes do livro durante as refeições, e isso aguçou nossa curiosidade. Meu irmão leu depois – e os três comentavam o livro – com isso não podia ser de outro jeito.
Fui a última a ler – e abriu meu mundo para a leitura . Nem as 727 paginas do livro me assustaram. E foi tudo o que eu esperava. Se você não se assusta com o número de páginas, vale a leitura.
Livro Tai Pan – James Clavell
Tai-Pan é um romance histórico do século XIX , ambientado nos dias turbulentos da formação de Hong Kong. A obra narra a saga de Dirk Struan o chefe – Tai Pan – da maior companhia de comércio do Extremo Oriente responsável pelo transporte e comercialização de mercadorias chinesas na Europa . Dirk também é pirata e contrabandista . Ele luta para se estabelecer e à sua companhia e criar uma dinastia combatendo seu rival Tyler Brock . A narrativa demora um pouco a se tornar fluida mas sua história , detalhada e com reviravoltas impressionantes , cativa o leitor e aborda aspectos da colonização inglesa, e aspectos culturais locais .
CLAVELL, James. Tai Pan. São Paulo, 1986. Editora Record
Em português sua edição é antiga mas pode ser encontrada na Estante Virtual . A versão em Inglês pode ser comprada a Amazon ou baixada no seu Kindle .